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segunda-feira, 16 de maio de 2011

BRT x VLT


Têm se falado tanto em qual meio de transporte publico virá para Cuiabá, devida a copa de 2014, e no “auge” da discussão está uma “briga” “BRT x VLT”, e você entende e sabe a diferença entre eles?

Então confira comigo.

Veículo leve sobre trilhos

Light rail ou veículo leve sobre trilhos (VLT), ou Metrô Leve, ou ainda de metrô de superfície, é uma espécie de trem ou comboio urbano e suburbano de passageiros, cujo equipamento e infra-estrutura é tipicamente mais "leve" que a usada normalmente em sistemas de metropolitano (metrô) ou de Ferrovias (caminhos-de-ferro) de longo curso.

Vantagens

Os sistemas de light rail são geralmente mais baratos de construir que, por exemplo, os de metropolitano ou do tradicional trem suburbano ou comboio suburbano. Para além disso, aqueles têm maior flexibilidade em curvas apertadas.
Os carros elétricos tradicionais e os veículos de light rail são usados em várias cidades pelo mundo, pois estes permitem transportar um maior número de pessoas que qualquer autocarro. A somar a isto ainda outras vantagens: produzem menos poluição e barulho, em muitos casos mais rápidos e numa emergência são mais fáceis de evacuar do que outros meios de transporte do metropolitano.


BRT

O Bus Rapid Transit (BRT, lit: "trânsito rápido de autocarros") é um modelo de transporte coletivo de média capacidade. Constitui-se de veículos articulados ou bi articulados que trafegam em canaletas específicas ou em vias elevadas. Várias cidades do mundo, como Curitiba e Bogotá, adotaram o BRT como um meio de transporte público mais barato de construir do que um sistema de metropolitano (metrô), com capacidade de transporte de passageiros similar à de um sistema de veículo leve sobre trilhos (VLT).

 

 

Agora que já entendeu o que são você vai concordar comigo que Cuiabá merece o VLT, causa menos impacto isso geraria menos desapropriações, menos “dor – de- cabeça” aos comerciantes, sem contar que e o meio de transporte publico digno de uma cidade cede da copa, já que é pra mudar que venha o melhor, o BRT e retrocesso vai causar mais problemas que os meios já existentes,agora a esta questão já se tornou um “ jogo de interesse político”, ate quando “uns e outros” vão continuar fazendo o povo cuiabano de “trouxa”, se esse joguinho político não existisses, sim a nossa Cuiabá, já teria homens trabalhando para a modernidade,VLT, senhores políticos, que me desculpe os que são do bem e estão na luta conosco, mais uma cidade cede  do maior acontecimento esportivo,tem como obrigação um transporte publico de qualidade, então vamos parar de “lengalenga” e aprovar a progresso, VLT, é nos vamos a Luta meu povo, VLT já.Se este vier pra nossa Capital ajudaremos muito o meio ambiente já que este polui menos e também faria muitas pessoas deixar o carro em casa e ir de VLT.

Diga sim ao VLT em nossa querida Cuiabá, nos merecemos.

Um comentário:

  1. Interessante, como um sistema que fez curitiba ser conhecida como cidade modelo e copiado por várias cidades do mundo, inclusive nos estados unidos, ser chamado de "atraso" por cidades que sequer tem tem um meios de transporte descente. A única certeza sobre o VLT e que ele é muito mais caro e complexo que o BRT, ja que não existe nenhum instalado no Brasil para ser comparar os dois sistemas.

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