Pesquisar este blog

domingo, 7 de agosto de 2011

Balão Intra-gastrico

Um novidade pra você  que buscar perder peso, vamos conhecer agora mais sobre o Balão Intra-gastrico.

O Balão Intragástrico ou balão gástrico(BIB)é um método para tratar a obesidade, não cirúrgico e não-farmacológico, que produz uma perda de peso de 15-20 kg em apenas 6 meses, e é destinado a qualquer tipo de obesidade.
O procedimento é simples e envolve a introdução de um balão de silicone no estômago, que é então preenchido com cerca de 500 cc de soro fisiológico. O balao intragastrico, ou balao gastrico é inserido através da boca, com uma câmera de endoscopia sob sedação (não anestesia ) e sem dor. O processo leva cerca de 15 minutos, e o paciente retorna para sua casa pouco depois. O balão intragástrico em silicone (um composto inerte) não produz qualquer efeito adverso no meio gástrico.
O balão intragástrico terá um máximo de 6 meses no estômago e a remoção do mesmo é semelhante ao da introdução.
VIDEO COLOCAÇÃO E RETIRADA


Durante cerca de 2 ou 3 dias, é feita uma adaptação do estômago para o Balão Intragástrico. A grande vantagem deste método é que ter menos fome (apetite)  é causada por uma diminuição do volume gástrico e, portanto, a quantidade de consumo diminuída faz com que o paciente consiga perder peso sem esforço. Não existem contra-indicações nem tipo de alimentos específicos que podem ser ingeridos.
Uma equipe composta por médicos, nutricionistas, psicólogos e preparadores físicos vai fazer um controlo rigoroso do paciente durante todo o tratamento. Além disso, o controle sobre o processo será o de reeducar o paciente obeso nos seus hábitos físicos e nutricionais. Esse aprendizado vai ajudar o indivíduo a manter, ou mesmo continuar com a perda de peso, depois de retirado o balão intragástrico. Após o tratamento irá manter apenas uma inspeção periódica.
Os candidatos em geral, são todas as pessoas obesas sem problemas psiquiátricos ou úlcera péptica. O Obeso é definido como um índice de massa cujo corpo é superior a 30. Brevemente farei um post com a fórmula para calcular o IMC.
O Tratamento com balão intragastrico ou balão gástrico já está sendo aplicado com sucesso no tratamento clínico da obesidade em outros países como Inglaterra, Bélgica e Holanda. O resultado em todos os pacientes é em uma perda significativa de peso. A Experiência clínica mostra que dois terços dos indivíduos tratados mantiveram o peso durante o tratamento com o Balão Intragástrico, ou vão continuar a perder peso mesmo após a extração do balão . Estes resultados são superiores às expectativas de qualquer tratamento da obesidade, inclusive o resultado cirúrgico.

Pode aplicar-se em qualquer caso, de excesso de peso?
A aplicação indiscriminada do balão intragástrico não é recomendada, pois envolve certos riscos. Só é aconselhável se houver uma falha repetitiva com os tratamentos dietéticos, farmacológicos e na modificação de comportamento. Nesta situação, o balão intragástrico pode ajudar a quebrar o círculo vicioso , em uma pessoa incapaz de manter um regime contínuo, por a fome levar a comer novamente em excesso, e progressivamente rehabituando a nutrição inadequada.

O QUE PODE CAUSAR PROBLEMAS no balão intragástrico?
A aplicação de um balão intragástrico é uma técnica delicada.
E o paciente deve conhecer bem os riscos e problemas que este envolver:
a) Problemas na inserção ou remoção, lesões esofágicas ou gástricas.
b) desconforto pela presença do balão intragástrico no primeiro dia após a sua introdução, caracterizada por dor de estômago, náuseas e vômitos frequentes. Recentemente foi aplicado um Protocolo terapêutico para minimizar estes inconvenientes se existirem .
c) Ao longo do tempo, o balão intragástrico pode ser esvaziado, por isso é tão importante que ele não permaneça mais de 6 meses (porque pode ser prejudicial para o abdômen). Os sintomas podem incluir a primeira aparição de urina azul e, excepcionalmente, dor de estômago, náuseas e vômitos, se o balão intragástrico fechar a passagem do intestino. Neste caso, provavelmente teria a cirurgia para remover o balão gástrico.
d) Podem aparecer gastrite ou úlcera do estômago, porque é rotineiramente prescrito um protetor gástrico.
Como é que o balão intragástrico faz PERDER PESO?
O sucesso da técnica do balão intragástrico dependerá, pelo menos 50% da dieta que seguir, e da sua tolerância ao procedimento, nos meses após a inserção.
O objetivo é estimado para perder cerca de 10% do seu peso em 6 meses. Como resultado, são minimizados os riscos globais para a saúde decorrentes da obesidade, especialmente a hipertensão, dislipidemia e diabetes. Se você quiser perder mais peso será menos difícil de tolerar uma dieta de baixas calorias. Em princípio, nós recomendamos 800 a 1000 calorias durante o primeiro mês , e cerca de 1200 cal depois disso.
Graças ao balão intragástrico, você vai sentir-se com menos fome, e quando você comer, vai rapidamente se sentir saciado. Deve, portanto, aprender a saber quando você está prestes a estar saciado, e parar de comer. Caso contrário, o seu estômago vai sofrer um alinhamento progressivo com um aumento da capacidade de recepção, que, em parte, invalida o benefício da presença do balão intragástrico.
Além disso, o que importa não é apenas o que você come, mas como você come. Você deve comer devagar e mastigar bem os alimentos, que é essencial para obter dentes saudáveis . Será obrigatório fazer um exame, uma vez implementado o balão intragástrico para possíveis correções.
Garantir o sucesso requer uma colaboração estreita entre a obesidade do paciente e a sua equipa médica.   
Que medidas têm de prever a introdução e extração de balão intragástrico?
O plano é o seguinte:
a) Primeiro, o paciente obeso fala com o psicólogo, que irá ajudar a decifrar os transtornos alimentares, e vai apoiá-lo no controle da dieta que deverá levar para garantir que, após a retirada do balão intragástrico, os seus hábitos alimentares mudaram o suficiente para não sofrer um ganho de peso adicional. O psicólogo irá então emitir um relatório.
b) Irá obter-se uma base de análise, incluindo um equilíbrio hormonal, se você não tiver feito ainda , e um eletrocardiograma.
c) Com estes dados, o paciente obeso retorna à consulta, e vai definir-se a data, hora e local do procedimento.
d) Antes do procedimento, será visitado pelo anestesista, que irá lidar com o estudo relevante diante do processo de inserção.
e) Na sequência da introdução do balão no estomago via endoscopia , serão passadas algumas horas em observação, e só excepcionalmente terá de passar a noite na clinica . Durante alguns dias será normal ter náuseas, dor de estômago e vômitos. Esta é uma reação natural à presença de um corpo estranho no estômago. Também é frequente a constipação e algum inchaço, que pode ser tratado e minimizado . Terá o telefone 24 horas por dia disponível para qualquer dúvida.
f) Você deverá seguir as consultas em uma base semanal, durante o primeiro mês e mensalmente durante os 6 meses seguintes . Deve acompanhar a cor da urina, entre em contato com o hospital imediatamente se você ver a cor azul, pois esse é um sinal de deflação do balão intragástrico. Você também deve informar o doutor em caso de reincidência de dor de estômago, especialmente quando em jejum, e em emissão de fezes de cor negra .
g)  Posteriormente, será essencial para manter os seus bons hábitos alimentares para estabilizar e, eventualmente, melhorar a perda de peso.
O valor médio deste procedimento em todo o país é de R$5000,00
Agora você já sabe o que é o Balão basta procurar um profissional em sua cidade e se informar se você pode utilizar este procedimento, e claro o acompanhamento nutricional para esta “fase”
Não se esqueça o Balão Intragastico sozinho não resolve precisa de um acompanhamento nutricional, já que este fica “dentro de você” por no Maximo 6meses, e para evitar que engorde com a retirada é preciso uma reeducação alimentar aliada a uma atividade física.

Nenhum comentário:

Postar um comentário